Grupos Artísticos de Cubatão participam de intervenções da Rede pela Diversidade Cultural

Coral Raízes da Serra, Cia de Dança, Banda Marcial Infantil e Coral Zanzalá mostraram talento nas ruas de Cubatão (SP)

Os Grupos Artísticos de Cubatão se apresentaram pelas ruas da cidade mostrando sua Arte e ajudando a divulgar as ações da Rede pela Diversidade Cultural. Na última quinta-feira (26), muita gente aproveitou a hora do almoço e o corre-corre pelo centro de Cubatão (SP), vendo e ouvindo esses artistas. Em plena Praça Princesa Isabel, houve apresentação do Coral Raízes da Serra, da Terceira Idade. O Grupo trouxe um repertório recheado de MPB. A plateia, formada por trabalhadores – a maioria em horário de lanche, funcionários das lojas que rodeiam a praça e comunidade em geral, comentou que as apresentações culturais são muito bem vindas.
Na sexta-feira (26), a principal avenida do município, a Nove de Abril, se transformou em palco para dezenas de artistas no início da tarde. A novidade teve início no calçadão em frente à Biblioteca Municipal. Os jovens músicos da Banda Marcial Infantil mostraram seu talento interpretando canções populares e atraindo muita gente. Um dueto da Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão apresentou uma coreografia que encantou a todos. Os bailarinos Vanessa Toledo e Laílton Reis chamaram a atenção com a dança apaixonante. Por vezes, foi possível conferir algumas lotações e ônibus diminuindo a velocidade para que os passageiros pudessem acompanhar as intervenções na rua. “Achei muito interessante todas as apresentações. Foi uma surpresa muito bem vinda”, comentou Felipe Santos, universitário.
No domingo (28), o Coral Zanzalá subiu ao palco montado no vão do Centro Multimídia do Parque Anilinas trazendo um repertório bastante pop. Pro dia nascer feliz (Cazuza), Feijoada Completa (Chico Buarque), Assim sem você (Claudinho e Buchecha), Que Maravilha (Jorge Ben Jor) e Samba Lê Lê fizeram parte do programa musical que arrancou muitos aplausos do público.
O objetivo dessas intervenções artísticas elaboradas é divulgar as ações da Rede pela Diversidade Cultural que tem o objetivo de descobrir, proteger e divulgar as diversas manifestações culturais existentes em Cubatão. Entre as atividades já realizadas pela Rede está o Mapeamento Cultural que identificou 412 manifestações e espaços culturais na cidade. O resultado de todo o trabalho será apresentado no I Fórum pela Diversidade Cultural que acontece dia 30/10, às 18h, no Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº)


Fotos: Henrique Ramos

Leia Mais…

Banda Marcial Infantil de Cubatão leva música até Praia Grande

Sexteto de metais mostrou versatilidade em apresentação no último sábado (20)

Os jovens músicos da Banda Marcial Infantil de Cubatão começam a alçar novos vôos: o sexteto de metais, formado por integrantes do grupo infantil, realizou apresentação especial no último sábado (20), na cidade de Praia Grande. Eles integraram, em grande estilo, o I Recital da Oficina de Música da Igreja Cristã Evangélica da Curva do S.

A apresentação fora da cidade de origem só vem reforçar a qualidade técnica do trabalho, realizado voluntariamente por integrantes da Banda Marcial - projeto mãe deste, voltado para crianças e adolescentes.A Banda Marcial Infantil hoje atende cerca de 100 alunos com idades entre 8 e 16 anos. Os jovens têm aulas de musicalização infantil, teoria e prática de instrumentos e fanfarra. A atuação dos voluntários, que vai desde as aulas de música à regência da Banda, passando pelo atendimento psicológico, têm mudado a vida de muitos meninos e meninas da cidade.

Sob a coordenação do maestro Alexandre Felipe Gomes (regente da Banda Marcial), a Marcial Infantil foi criada em 2004, e desde então, é regida por Paulo Henrique de Paiva Gomes. Cinco monitores - integrantes da Banda Marcial - dão aulas às crianças, que precisam ter boas notas para participar. De acordo com os pais dos alunos, a maioria mudou o comportamento para melhor depois que começou a integrar o grupo mirim.

As ações voluntárias foram se multiplicando: há uma psicóloga voluntária, a Gisélia Gomes; os instrumentos musicais são frutos de doações do pessoal da Marcial; os uniformes da criançada foram confeccionados pelas mães dos alunos e os pais também se encarregam de fazer o rateio para cobrir as despesas com o transporte dos alunos que participam. Juntando forças, o programa vem crescendo e ao longo desses 8 anos, pelo menos 150 meninos e meninas já passaram pelas aulas.
Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação
Secretaria de Cultura

Leia Mais…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...