O que é uma Orquestra de Metais e Percussão


As Orquestras de Metais e Percussão são formadas basicamente por instrumentos de sopros (metais) e percussão.
Dos instrumentos de cordas que aparecem em uma orquestra "tradicional" conta apenas com o piano e, eventualmente harpa.
Além dos instrumentos de metais presentes numa orquestra sinfônica conta com naipes de Flugelhorns e Eufônios.
A quantidade dos instrumentos é também diferenciada.
Há um grande destaque para o naipe de percussão que usa com freqüência todo o seu efetivo,
com destaque para os teclados (glokenspiel, xilofone, vibrafone e marimba).
São também conhecidas como Orquestras de Sopros, Brass Orchestras, Symphonic Brass Bands ou apenas Brass Bands.
Apesar da história da música contar com grandes formações para sopros as Orquestras de Metais e Percussão solidificam sua posição entre os grupos sinfônicos a partir do Séc. XX, quando grandes compositores começam a escrever repertório específico para esta formação.



Fonte: http://www.paranabrass.blogspot.com.br/

Leia Mais…


COMPASSO SIMPLES E COMPOSTO


Por Jhonatan Melo Galindo
14 anos, aluno de trompa

Orientador: Willians Silva Duarte

               Sinteticamente, pode-se definir compasso como a divisão da música em séries regulares e organizadas de tempo. Os compassos podem ser simples e compostos.

             Compasso simples: é aquele em que a unidade de tempo é um valor simples; o compasso simples é um compasso de subdivisão binária (ex.: 2/4, 3/4, 4/4).

         Compasso composto: é aquele em que a unidade de tempo é um valor composto; o compasso composto é divisível em três partes, isto é, a subdivisão deste compasso é ternária.

           Todo compasso composto possui um compasso simples correspondente que pode ser encontrado usando-se a seguinte fórmula:


            COMPASSO SIMPLES  X  3/2  =  COMPASSO COMPOSTO


            Por fim, como diferença entre o compasso simples e o composto, pode-se destacar, além da fórmula de compasso, as divisões de tempo, com o simples dividindo-se binariamente e o composto de forma ternária.




Leia Mais…


ALUNOS DA “BANDINHA” SÃO APROVADOS EM TESTE DA BANDA MARCIAL DE CUBATÃO


Por Willians Silva Duarte


Os alunos Joelson e Denílson são os novos integrantes do corpo musical da Banda Marcial Municipal de Cubatão





           Após muita dedicação e estudo, os alunos Joelson de França Ferreira, de 17 anos, e Denílson de França Ferreira, de 14 anos, conseguiram galgar seus primeiros degraus na vida musical ao serem aprovados no concurso de ingresso de novos músicos para o corpo musical da Banda Marcial Municipal de Cubatão.
            Os jovens, que iniciaram seus estudos musicais na Banda Marcial Infantil, se saíram muito bem no teste realizado no dia 18/03 e, após a avaliação da Banca Examinadora, foram aprovados com muitos elogios pelos examinadores.
            Joelson e Denílson são irmãos, moradores da Vila Esperança (Cubatão-SP), estudantes da rede pública de ensino, fazem parte do projeto desde 2009 e vêm demonstrando muito talento e dedicação. O resultado não poderia ser outro, senão a aprovação no exame.
            O Maestro Paulo Henrique comenta com alegria o feito dos meninos: “Já estávamos esperando este resultado, pois os garotos estavam preparados, bem instruídos. O mesmo acontecerá com outros alunos que estão se destacando, pois este é o alvo do projeto: atuar como atividade complementar ao ensino regular, bem como preparar novos músicos para futuramente fazer parte da banda marcial de Cubatão”.
            Os garotos já estão participando das atividades com os músicos da Banda Marcial e estão ansiosos para as apresentações que estão por vir.
            “Não vejo de entrar na avenida com a Banda Marcial”, exclamou o jovem Joelson a respeito do desfile que aconteceu em 09/04, nas comemorações do aniversário da cidade.
            Questionados sobre o futuro, ambos são unânimes na resposta: vão investir nos estudos e na compra dos seus instrumentos. Joelson, trompetista, já deu seu primeiro passo ao ingressar na Escola Municipal de Música, em São Paulo, Capital.
            Para a equipe técnica da Bandinha, a alegria de ver os jovens conquistando sonhos e vencendo etapas em suas vidas sintetizam os frutos decorrentes de um trabalho duro e de muito amor. Também, serve de combustível para a continuidade dos trabalhos até a consecução de um patrocínio capaz de manter o projeto financeiramente.
            Vencedora do Prêmio Comunidade em Ação, da TV Tribuna em parceria com a Ultracargo, a Banda Marcial Infantil é um projeto voluntário, criado pelo Maestro Alexandre Felipe Gomes e dirigido pelo Maestro Paulo Henrique de Paiva Souza, que conta uma equipe de oito colaboradores, todos voluntários, que dedicam parte do seu tempo para o ensino da música a crianças e jovens do município.

Leia Mais…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...