A Banda Marcial Infantil está se preparando para o desfile cívico de 9 de Abril e organizando várias surpresas.
Preparem-se para grandes emoções!!!!

Leia Mais…
A Banda Marcial Infantil está se preparando para o desfile cívico de 9 de Abril e organizando várias surpresas.
Preparem-se para grandes emoções!!!!
Leia Mais…
Dinâmica Musical (do grego dynamos = força) refere-se à indicação que um compositor faz na partitura da intensidade sonora com que ele quer que uma nota ou um trecho musical inteiro sejam executados.
Fisicamente, um som musical tem três características: altura, intensidade e timbre. Altura é a frequência do som, indicada pelo compositor pela posição da nota no pentagrama. Timbre é a característica que nos permite distinguir entre uma nota de mesma altura e intensidade produzida por diferentes instrumentos, como, por exemplo, por uma flauta ou por um violino. A intensidade sonora refere-se à energia com que a onda sonora atinge nossos ouvidos. Para indicar a intensidade sonora com que ele quer que uma nota ou trecho musical seja executado, o compositor utiliza uma gradação que vai desde o molto pianissimo (intensidade sonora mínima, quase inaudível) até o molto fortissimo (o máximo de intensidade sonora que se pode obter sem danificar a voz ou o instrumento). As gradações dinâmicas mais frequentes são (da mais fraca para a mais intensa):
ppp molto pianissimo
pp pianissimo
p piano
mp mezzo-piano
mf mezzo-forte
f forte
ff fortissimo
fff molto fortissimo
Assim, se uma letra p aparece sobre (ou sob) a nota, isso significa que o compositor quer que a nota s
eja executada delicadamente; um f significa mais vigor na execução da nota.
As variações de intensidade são indicadas por símbolos gráficos na partitura ou através de textos
Sforzando Esta marca, colocada abaixo de uma nota na partitura, denota um aumento súbito de intensidade ao longo de uma única nota. | ||||
Crescendo Um crescimento gradual do volume. Essa marca pode ser estendida ao longo de muitas notas, sob a pauta para indicar que o volume cresce gradualmente ao longo da frase musical. | ||||
Diminuendo Uma diminuição gradual do volume. Essa marca, colocada sob a pauta, pode ser estendida por várias notas como o crescendo. |
A indicação dinâmica crescendo aplicada a um trecho musical significa intensidade sonora que aumenta gradativamente desde piano até forte, ou desde pianissimo até fortissimo; o contrário é diminuendo.
Conta-se que, certa vez, um regente estava a dirigir um ensaio de uma ópera de Wagner, quando ele deu sinal de parada e disse a um trombonista: "Quero que o Senhor execute esta passagem em forte, como Wagner escreveu na partitura." O trombonista tocou mais forte. O maestro parou de novo: "Eu quero esta passagem em forte, senhor, como está escrito." O músico tocou mais forte ainda. O regente parou de novo: "Por favor, forte, senhor, como está escrito!" Já sem fôlego, o instrumentista respondeu: "Mais forte que isto impossível!" O maestro: "O Senhor insiste em tocar fortissimo, quando está escrito apenas forte."
Leia Mais…John Towner Williams (Long Island, Nova Iorque, 8 de fevereiro de 1932) é um compositor americano premiado várias vezes por suas trilhas sonoras.
Amigo de Steven Spielberg, assina quase todas as trilhas de seus filmes, tais como Jurassic Park, Jaws, Schindler's List e o recente "Munique". Também é parceiro do cineasta George Lucas, sendo o autor das famosas trilhas das bem sucedidas séries cinematográficas Star Wars e Indiana Jones. Outras trilhas famosas de autoria de Williams são a dos três primeiros episódios da série Harry Potter e a trilha do primeiro filme do Superman estrelado por Christopher Reeve. Indicado nada menos que 45 vezes ao Óscar [1], foi vitorioso com Jaws, E.T., Star Wars Episode IV: A New Hope, Schindler's List e Fiddler on the Roof.
É considerado um dos maiores compositores da atualidade. Apenas Walt Disney já concorreu a mais Oscars do que John Williams. É impossível não reconhecer seu estilo ao ouvir sua obra.
Além dos seus trabalhos em trilhas de filmes, é conhecido também por suas obras eruditas e concertos, como: o concerto para fagote e orquestra, o concerto para violoncelo e orquestra, o concerto para trompete e orquestra, o concerto para violino, flauta e orquestra e o concerto para trompa e orquestra.