
Em meio a mais de 30 candidatos, o pequeno músico ficou com o honroso 4º lugar. Em março começa a freqüentar as aulas teóricas e práticas do instrumento chamado “trompa”. Para o maestro Paulo Henrique, regente da Banda Marcial Infantil, essa grande conquista é motivo de muito orgulho: “Esse é o resultado de muito esforço e trabalho por parte da equipe da Banda Marcial Infantil em conjunto com os pais e alunos”, afirma o maestro.
Rafael Pivato Silva começou a estudar música bem cedo, aos 4 anos de idade, por influência dos familiares que integravam o grupo musical de uma igreja evangélica e foi incentivado, principalmente, pelo tio Rubens Araújo, que também é músico - toca “tuba” na Banda Sinfônica do Estado. Desde então, Rafael não parou mais. Dos primeiros ensinamentos no curso de Musicalização do BEC com a professora Claudete, passou a integrar a Banda Marcial Infantil alguns anos depois.
A escolha do instrumento foi bastante curiosa: Rafael queria mesmo tocar violino, mas como é canhoto, encontrava dificuldades em praticá-lo, uma vez que teria que usar as cordas invertidas. Como a trompa é um instrumento em que o músico aciona as teclas ou “chaves” com a mão esquerda, o jovem preferiu seguir este caminho. A paixão pelo timbre incorpado só veio amadurecer a decisão.
Como qualquer outro menino de sua idade, Rafael Pivato, morador do Jardim Casqueiro, tem outras suas preferências: pratica caratê e é apaixonado por trilhas sonoras de filmes de ação e ficção científica, figurando entre seus preferidos, os temas de Star Wars e Indiana Jones. Os pais dele sabem que a música deve ser o destino do filho e que neste sonho, a oportunidade de estudar na EMESP será o caminho para revelar ao Brasil, quem sabe, o talento de um grande trompista.
Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Divulgação
http://www.cubatao.sp.gov.br/publico/index.php?option=com_content&view=article&id=2050:pequeno-grande-talento-o-cubatense-rafael-pivato&catid=10:noticias-da-cidade&Itemid=50
http://artesdecubatao.blogspot.com/2010/02/pequeno-grande-talento-o-cubatense.html