Saudação a Primavera


Música, teatro, artesanato e Ikebana movimentaram o evento



A Primavera, que em latim quer dizer primeiro verão, chegou e trouxe mais brilho e perfume para a natureza. Cubatão recebeu a mais simpática das Estações na manhã desta quarta-feira, dia 23, com uma programação especial no Parque Ecológico Cotia Pará.
Sob o comando do secretário municipal de Meio Ambiente, Vanderlei de Oliveira, representando a prefeita Marcia Rosa de Mendonça Silva, que está viajando, o evento foi aberto com o hasteamento da Bandeira Nacional, a cargo do secretário Vanderlei de Oliveira, do pavilhão paulista, pelo capitão PM João Soares da Costa Vieira (comandante da 1ª Cia. De Polícia Ambiental com sede no Guarujá, mas que abrange Cubatão), e a bandeira de Cubatão, pelo engenheiro agrônomo Gilmar de Almeida Peralta.A programação cultural foi aberta com a performance dos alunos da Oficina de Teatro do Projeto de Inclusão social Através da Arte, fruto da parceria entre o Teatro do Kaos, a Petrobras e a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão, sob o comando do ator e diretor Lourimar Vieira, que deram as boas vindas à Primavera.A parte musical coube aos músicos mirins da Banda Marcial Infantil de Cubatão, que executaram três músicas, com destaque para o sucesso de Tim Maia, "É Primavera", acompanhados pelo público, que se transformou num grande coral.
A banda é formada por jovens com idade entre 7 e 16 anos, sob o comando do professor Paulo Henrique de Paiva Souza. Um dos destaques do grupo é o pequeno Diogo, de sete anos, que no alto de seu 1,20 metro toca com desenvoltura trompete.


Na via de acesso ao NEA, foram montadas algumas tendas, onde o público encontrou produtos fabricados por alunas da Fábrica da Comunidade, como artesanato, óleo de eucalipto, vários tipos de flores para comercialização. No período da tarde foi a vez da realização do workshop de Ikebana, com a professora Mieko ensinando os segredos desta arte floral que, embora nascida na Índia, como forma de reverenciar Buda, foi no Japão que conseguiu grande popularidade, sendo exportada para o mundo ocidental.Homenagens - Em seu discurso, o secretário de Meio Ambiente fez questão de destacar a importância que da conscientização das pessoas sobre a preservação da Natureza, que é fundamental para a vida humana. Vanderlei se dirigiu ao grupo de alunos da rede municipal de ensino ali presente, para mandar uma mensagem: "Hoje é um dia muito importante e todos nós devemos resgatar a vontade preservar o amor pelos animais, aves, arvores, flores e plantas que, assim como nós, pertencem à natureza", filosofou, aproveitando o momento para prestar algumas homenagens às pessoas que definiu como amigos da natureza: Capitão PM João Soares da Costa Vieira; José Antonio dos Santos, conhecido por Geladeira, coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec); Ademar Salgosa, representado por Any Oliveira, da Terracon; Irene Israel de Oliveira, presidente da Associação Comunitária Desenvolvimento Ação Social e Ambiental Afonso Schmidt – Centro Ambiental; e os encarregados de turma daquela secretaria, Heleno Alves de Oliveira e José Vieira da Costa.Ao final do evento, o secretário fez uma visita às obras da casa que abrigará o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), que funciona provisoriamente nas antigas instalações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Utilizando recursos da Petrobras, a nova sede do NEA será um espaço de múltiplo uso, contando com auditório, salão de exposições, sala de projeção e som e instalações adaptadas para portadores de necessidades especiais.
Fonte: Informa Cubatão
Texto: Lula Terras – MTb. 13.553

Leia Mais…

Túlio Mendes, de Cubatão, é destaque no Programa Prelúdio da TV Cultura






Os Alunos da Banda Marcial Infantil Foram até o Teatro Franco Zampari participar da gravação do Programa Preludio e Prestigiar o Professor de Euphonium Tulio Mendes.








Publicado em: 19/09/2009

O cubatense Túlio Mendes da Silveira é jovem, tem apenas 21 anos. Mas pode-se dizer que já possui uma carreira de sucesso. Músico e chefe de naipe da Banda Marcial de Cubatão, Túlio participa neste domingo (20/9) da estreia da 5º edição do Programa Prelúdio, na TV Cultura às 14h30. Tocando eufônio, vai tentar continuar na disputa, que além de prêmios, garante notoriedade ao vencedor que poderá ser considerado o principal talento jovem da música clássica no Brasil.
Túlio Mendes iniciou os estudos do eufônio em 2000 com o professor Eliezer de Araújo na Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”, em Cubatão. Aprimorou conhecimentos, participando de cursos com os seguintes professores: tubistas James Gourlay e Patrício Concentino, os eufonistas Mead, Wilson Dias, Ezequiel de Oliveira, Rafael Mendes e Alex Sandro. Participou de quatro edições do Festival de Inverno de Tatuí, Encontro Internacional de Metais de Tatuí e do 1º Festival Internacional de Metais Carlos Gomes. Também foi vencedor do “Troféu Sensibilidade” Talentos de Cubatão com o sexteto de metais Personare.
O Programa Prelúdio estreia neste fim de semana e traz Túlio Mendes como único representante da Baixada Santista. É um programa musical inovador, que une a música clássica ao tradicional formato de show de calouros. Jovens músicos de até 25 anos, praticantes de qualquer instrumento, cantores e regentes de até 30 anos têm a oportunidade de apresentar seu talento como solista de uma grande orquestra profissional sob a regência do maestro Júlio Medaglia, idealizador e diretor artístico do programa, responsável também pela pré-seleção dos calouros.
A escolha dos participantes é feita através da análise do currículo e do material gravado enviado pelos aspirantes. Ao final de cada programa, um júri composto por músicos, críticos e especialistas escolherão o melhor entre os calouros. São oito eliminatórias, duas semifinais e a grande final. Prelúdio está na sua quinta temporada e é apresentado pela jornalista Estela Ribeiro e pelo regente Júlio Medaglia. O programa será transmitido simultaneamente pela rádio Cultura FM 103,3 MHz.

Leia Mais…





Passeio cultural com destino à Sala São Paulo realizado pelos alunos da banda marcial infantil de Cubatão em 14.09.2009.
Trata-se de um programa realizado pela Fundação Osesp chamado “Descobrindo a Orquestra”, voltado para a formação de público e acesssibilidade cultural destinado a professores, pais e alunos da rede pública de ensino através de concertos didáticos com repertório definido especialmente para o público estudantil. Acompanharam os alunos: O Regente Paulo Henrique, alguns membros da equipe e uma mãe.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um dos melhores espaços culturais da América Latina em concerto didático realizado pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis.
O passeio foi um sucesso em todos os aspectos. As crianças ficaram impressionadas com a grandeza e beleza arquitetônica da sala de concertos da Osesp. Conheceram um pouco da história do Brasil ao descobrirem que aquele fino espaço cultural já tivera sido uma estação ferroviária e que as cargas de café que saiam de lá, eram transportadas diretamente para o Porto de Santos. Também contemplaram as ferramentas acústicas do teatro e impressionaram-se com o teto móvel-acústico.
A maior parte dos alunos nunca tinham entrado em um teatro e assistido uma orquestra. Assim, o passeio tornou-se uma expedição a um universo de descobertas para os pequeninos. Aprenderam sobre os instrumentos de orquestra – os quais eles não têm contato direto – e apreciaram obras eruditas de compositores conhecidos, como Rossini em “O Barbeiro de Sevilha”.
Ainda, diante de um concerto interativo, o maestro Edílson Ventureli convidou algumas crianças a subirem ao palco e um de nossos pequenos músicos teve a oportunidade reger a orquestra por alguns momentos. Uma experiência ímpar e, com certeza, inesquecível para esta criança. Logo, esta experiência agregou um conhecimento cultural e musical imensurável aos jovens estudantes. Indubitavelmente, todos voltaram motivados a estudar e felizes pelo primeiro – entre os muitos que virão – passeio cultural que proporcionou-os momentos prazerosos de conhecimento e descobertas em um ambiente familiar e de respeito.


Texto : Willians Duarte
(Professor de Teoria)

Leia Mais…

Alunos da Banda Marcial Infantil fazem teste para ingressar na BandaMarcial Municipal de Cubatão e se destacam entre os candidatos.



Os alunos Felipe Figueira de 15 anos ( Euphonium) e Taylor Henrique de 14 anos (Trombone) se candidataram no teste para ingressar na Banda Marcial Municipal de Cubatão.Felipe que tocou a peça Quiet Walk ( André Wagnein) passou em 2° Lugar surpreendendo a todos com a bela performance e expressão ao executar a peça.Taylor Henrique que executou a peça
Fantasy for Trombone
(James Curnow) ficou em 3° lugar e também surpreendeu a todos com a ótima execução da peça.


Felipe: Eu Gostaria de agradecer primeiramente a Deus e a todos que confiaram em mim.Estou muito feliz de ter passado no meu 1° teste,cheguei a pensar que iria ficar nervoso,mas que nada!! eu estava muito,muito tranquilo.Queria que todos meus irmãozinhos da Bandinha seguissem isto como exemplo,pois eu e o Taylor estudamos muito e agora vamos estudar muito mais.Obrigado a todos!! sem mais palavras.







Taylor: Eu estou Muito Feliz de ter passado no teste da Banda Marcial,e se consegui, devo tudo isso a Bandinha, poque foi aqui que eu conheci e aprendi a tocar trombone.

" A Música abre muitos caminhos e nos livra de varias encrencas."




Parabéns aos Alunos da Banda Marcial Infantil...
e que possam crescer e aproveitar esta oportunidade!!!




Por: Bruna Assumpção

Leia Mais…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...